terça-feira, 8 de novembro de 2011


Andarilhos da luz

E o que você faz nas tardes de domingo¿ Nunca tive tanto orgulho de responder esta frase como agora, o que eu faço nas tardes de domingo¿ Bem, eu visito na Santa Casa de Franca vestida como uma palhaça com um grupo que é denominado Andarilhos da Luz. E agradeço ao facebook porque foi a partir dele que eu fiquei sabendo que foram abertas as inscrições para a FaBAnLu.Foi no dia 24 de julho de 2011(a primeira oficina) que eu tive certeza de que era realmente aquilo que eu queria fazer nos meu domingos, e esta certeza só foi crescendo conforme passava as oficinas, pra mim TODAS as oficinas sem exceção foram extremamente importantes e maravilhosamente maravilhosas,assim agradeço a todos que as prepararam e tiveram paciência de nos passar,porque além deles terem ouvido coisas que julgo desnecessárias eles podiam estar assistindo Faustão,eles podiam estar dormindo,eles podiam ter ido visitar,mas não, eles preferiram abrir o grupo para pessoa novas,chatas e que achavam que sabiam tudo,mas que na verdade não sabiam de nada,então meu muito obrigada a vocês seus palhaços velhos!
Dia 25 de setembro foi um dia normal pra muitas pessoas, mas pra mim não, dia 25 de setembro de 2011 eu fiz minha primeira visita,eram tantas emoções que me dominavam que eu não sabia o que fazer,era uma mistura de medo,com desespero, com finalmente, com alivio, que parecia que eu ia explodir. Me lembro que quando tinha acabado de me maquiar e de me vestir,me olhei no espelho,e meu desespero, minha aflição, meu medo tinha se dissipado,sumido,como se alguém tivesse roubado de mim e eu não tinha nem visto, quando eu me olhei no espelho eu senti uma coragem que eu nunca tinha sentido antes, ali já não era a Maria Laura era a Dr.Pontilha(que ainda não tinha nome), mas mesmo assim permanecia um sentimento desconhecido, que realmente tinha de ser desconhecido, porque eu nunca tinha feito nada parecido antes. Entramos no hospital e fomos para uma sala pequena para centralizarmos as emoções e podermos fazer uma visita maravilhosa, demos nossas mãos,aí eu olhei para cada palhaço e percebi que daquele jeito, juntos, formávamos um grupo, e que assim um ajudaria o outro, assim meu sentimento foi ganhando forma, mas eu ainda não o definia, rezamos, dividimos os grupos e fomos para mais uma jornada, que para uns era um caminho a ser descoberto e para outros era um caminho já começado porém ainda novo, eu a Dr.Meia(Thaís) e o Dr.________(osp não lembro!:P sorry)(Branko) visitamos juntos, agradeço a todos em geral mas a eles principalmente pela paciência e por não terem me deixado sozinha, obrigada. E no final das visitas em que nos reunimos novamente eu me sentia maravilhosamente bem, e aquele sentimento que eu não sabia o que era parecia que tinha ganhado um pouco mais de forma e eu já conseguia perceber que ele é uma mistura de felicidade,talvez com um pouco de amor.
Tive que esperar 2 semanas (que foi muito tempo) pra poder visitar de novo, afinal tinha um monte de palhaço novo. Mas, no dia das crianças(quarta-feira) nos chamaram para ir no Veredas(que não sei direito como funciona), eu fui e foi muito bom, depois passamos na casa da Dr.Margarida e lá conhecemos a bisavó dela que por sinal é linda, e depois fomos pra Santa Casa visitar e entregar os presentes de dia das crianças, neste dia tinha muitas crianças e foi uma visita demorada e no final estávamos mortos de tão cansados, mas era um cansaço gostoso, porque o dia tinha sido gostoso. Ah, havia me esquecido que eu, o Dr.Chorumelas, a Dr.Meia e a Dr.Margarida descemos para visitar e eu conhecer o Ricardo,porém quando íamos entrar no quarto a enfermeira chamou eu e o Dr.Chorumelas para visitar um senhor que também estava internado na CTI ele conversou bastante com agente, mesmo que estava com dificuldade de falar, eu gostei muito de ter conhecido ele, depois fui conhecer o Rick, que por sinal é um garoto super simpático, uma gracinha (: No domingo lá estávamos nós de novo, só que agora com uma quantidade beeeeeeem maior, acho que tinha mais de 20 palhaços, resolvi visitar a geriatria para conhecer como é, gostei bastante, a maior diferença entre a pediatria e a geriatria que pude perceber é que na geriatria todos que estão ali precisam mais de seus ouvidos do que sua boca, mais de sua compreensão do que suas piadas, mais do seu abraço do que da suas risadas, e já pediatria você tem que transformar aquele ambiente hospitalar em um ambiente mais gostoso pra criança, porque ela não esta acostumada em largar seus brinquedos pra ir tomar soro, tem que brincar com ela, mostrar que ela está ali pra melhorar, e fazê-la rir porque o sorriso de uma criança ainda é o sorriso mais sincero que eu já vi.
Bem resumindo(é muita coisa por isso não vou falar de tudo) a cada domingo que passa eu tenho mais vontade de visitar,e continuar nesse grupo, e agora alguns meses, semanas dias depois da minha primeira visita, eu consegui descobri que aquele sentimento que eu tinha na primeira visita, é como se fosse uma argila e eu tivesse que moldá-la e que isto nunca vai ter fim porque cada visita é diferente, cada sentimento que vem com ela é diferente, é como se a argila fosse feita de vários sentimentos juntos e a cada domingo a argila tivesse uma forma diferente, só que esta argila só pode ser moldada com um grupo nunca uma pessoa sozinha,por isso obrigada a todos vocês seus besteirologistas por me ajudarem a moldar a argila e mais obrigada ainda por me deixarem fazer parte deste grupo, saibam que todos vocês são essenciais na minha vida a partir do momento em que entraram nela, e me desculpem mais não vai ser muito fácil vocês saírem dela agora que entraram!

Obrigada,

Dr.Pontilha


2 comentários:

Rosemir disse...

Ráááá! Mas q maravinhaaaa!
Muito lindo oq a Maria Laura escreveu, essa menina é demais!!!
Em relação ao Andarilhos eu sinto exatamente a mesma coisa. Nunca um trabalho me fez evoluir tanto como pessoa. O Dr. Zelopim tomou vida propia e engrandece o Rosemir a cada dia... Não sei se isso é certo, mas sei q a cada visita me sinto melhor, me sinto protegido. Os risos sao um combustivel pra vida. Obrigado Andarilhos da Luz!

Manu [Sorv's] disse...

Ai gentee. posso falar?? #chori!! UHAUHA quando eu falei pra vc fazer o relatorio eu nao imaginei que fosse caprichar tanto.. deus o livre se toda vez for assim eu nao dou conta nao gente :) Parabens coisa pititinha da Manu. Obrigada por mais essa chance de conviver com vc e beem mais de perto. haha <3